Artigos Relacionados

Categorias:

Cuidados que se deve ter antes de fazer uma prótese de quadril

Realizar uma cirurgia, com exceção da emergencial, costuma ser um processo que exige preparação por parte do paciente. A colocação de próteses, por exemplo, demanda alguns cuidados específicos que antecedem o próprio ato cirúrgico. Mas, afinal de contas, quais são os cuidados que se deve ter antes de fazer uma prótese de quadril?

Também chamada de artroplastia, a prótese de quadril trata-se de uma cirurgia ortopédica, ou seja, relacionada aos elementos do aparelho locomotor. Esse procedimento trabalha com a remoção e substituição de algumas partes da articulação do quadril para a inclusão, obviamente, de uma prótese.

É importante ressaltar que a prótese de quadril pode ser de diferentes materiais como, por exemplo, metal, cerâmica ou, até mesmo, polietileno. Em suma, trata-se de uma cirurgia um tanto quanto complexa, a qual demanda não apenas um tempo considerável de recuperação como, também, a necessidade de cuidados anteriores.

Neste artigo, você irá conhecer alguns dos cuidados que se deve ter antes de fazer uma prótese de quadril. Além disso, falaremos um pouco mais sobre o procedimento em si e destacar em que ocasiões essa cirurgia pode ser recomendada por um profissional da área de ortopedia.

Dito isso, pegue o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto. 

Afinal, quais são os cuidados que se deve ter antes de fazer uma prótese de quadril?

O fato é que, na grande maioria das vezes, a artroplastia se trata de um procedimento eletivo. Isso significa que são procedimentos mediante agendamento, ou seja, a pessoa marca a cirurgia com antecedência para que, então, possa de fato fazer a substituição de uma articulação danificada pela prótese de quadril.

Nesses casos, onde há o agendamento, existem alguns cuidados que se deve tomar antes de fazer uma prótese de quadril. Em suma, os cuidados que se deve ter são referentes a exames, geralmente cardiológicos e vasculares, que compõem uma espécie de check-up pré-operatório. Mas por que isso?

Isso se deve em função do fato de que a grande maioria das cirurgias de prótese de quadril são feitas em pessoas idosas. Afinal de contas, o desgaste e mau funcionamento das articulações, o principal condicionante para um procedimento do gênero, costuma estar relacionado também à idade da pessoa. 

Sendo assim, ao se tratar de pessoas idosas que realizarão a cirurgia de prótese de quadril, o check-up é essencial para minimizar o risco do procedimento em si. Isso porque, ao se tratar de pessoas idosas, é necessário verificar a condição do coração e outros aspectos que podem influenciar no decorrer do processo cirúrgico.

Em que casos não há cuidados anteriores à cirurgia de prótese de quadril?

O fato é que a artroplastia pode ser solicitada tanto por pessoas idosas quanto por pessoas de outras idades, dependendo dos fatores que levam à necessidade desse procedimento. Quando ocorre mediante agendamento, os cuidados que se deve ter antes de fazer uma prótese de quadril são, de fato, o check-up. Mas, por acaso, existem exceções?

Existem algumas situações em que não há como garantir cuidados anteriores à cirurgia de prótese de quadril. Estas estão concentradas em situações em que a necessidade do procedimento é urgente, e não eletiva, como ocorre no caso dos agendamentos. Sendo assim, não há como se cuidar com antecedência.

Geralmente, os casos de urgência para realização da cirurgia de prótese de quadril ocorrem quando há um acidente ou fator que danifica as articulações dessa região. Um acidente de carro em que essa parte é totalmente danificada, por exemplo, normalmente exige um procedimento de última hora, não passível de cuidados anteriores. 

A dica, no entanto, para quando há a possibilidade de agendamento, é de fato preparar um check-up completo para garantir a saúde no momento do procedimento. Da mesma forma, procurar por um profissional competente da área que possa oferecer a cirurgia com segurança e qualidade para o paciente. 

Existem cuidados posteriores à prótese de quadril?

Se os cuidados que se deve fazer antes de uma prótese de quadril são, até certo ponto, “optativos”, no pós-operatório a situação é completamente diferente. Isso porque os cuidados posteriores à artroplastia de quadril são extremamente importantes para que haja uma boa recuperação por parte do paciente.

A reabilitação e os cuidados acabam sendo mais restritos nesse caso, como o próprio retardamento do retorno da caminhada. Ou seja, depois da cirurgia não vai sair caminhando logo de cara, é preciso ficar um tempo se recuperando para, então, poder andar, em pé, com segurança plena. 

Em que casos são feitas as cirurgias de prótese de quadril?

Agora que você já sabe os cuidados que se deve ter antes de fazer uma cirurgia de prótese de quadril, está na hora de entender também os casos em que elas são indicadas. Para além de traumas em acidentes, existem outras situações e condições que contribuem para a indicação desse tipo de procedimento.

A cirurgia de prótese de quadril é indicada, por exemplo, em casos de osteoartrite, popularmente conhecida como artrose. Esta é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem das articulações e também por algumas alterações ósseas, obviamente na região do quadril, que dificultam a locomoção.

Outra situação em que a cirurgia de prótese de quadril é ou pode ser indicada é em caso de artrite reumatóide. Esta, por sua vez, se trata de uma doença inflamatória e crônica que pode causar diversos prejuízos às articulações, levando até mesmo à erosão do osso em algumas situações.

Por último, saiba que em casos de osteonecrose também pode ser indicada a cirurgia de prótese de quadril. Essa doença em específico é conhecida pela morte de um segmento de osso, em decorrência da perda de suprimento de sangue. Essa condição costuma afetar justamente a região do quadril. 

Compartilhe: