Artigos Relacionados

Categorias:

Veja Como Cuidar da sua Saúde com Exames de Rotina

Os exames de rotina devem ser feitos regularmente, pois são indispensáveis para preservar a saúde, prevenir complicações, diagnosticar doenças precocemente e tratá-las adequadamente.

Quer saber mais sobre a importância de se examinar periodicamente e como adicionar esse hábito em sua vida? Acompanhe o artigo!

A importância dos exames de rotina

Procurar ajuda médica somente quando se está doente é um dos maiores erros que você pode cometer com a sua saúde. Afinal, muitas coisas acontecem em nosso corpo e nem sempre percebemos.

Consultas e exames de rotina permitem monitorar melhor o corpo e detectar doenças e desequilíbrios no organismo, antes mesmo que apareçam os primeiros sintomas de algo está errado. Vale lembrar que, muitas vezes, o diagnóstico precoce fornece ao paciente maiores chances de cura.

Além disso, conhecer o histórico familiar de doenças graves também é uma boa medida preventiva. Ter pessoas com diabetes ou câncer de mama na família, por exemplo, é um sinal de alerta.

Não quer dizer que você terá a doença, mas as chances de desenvolver algo desse tipo é maior e os exames preventivos serão de grande ajuda para garantir que está tudo bem com a sua saúde.

Quais exames fazer periodicamente?

Os tipos de exames de rotina que devem ser feitos variam de acordo com o sexo, idade e estado de saúde de cada paciente, mas todos são essenciais para prevenção e tratamento de doenças.

Alguns dos exames recomendados para homens e mulheres, de todas as idades, são:

  • hemograma — para identificar anomalías nas células sanguíneas, como anemia, leucemia e infecções;
  • colesterol e triglicérides — importantes para o diagnóstico de doenças do coração;
  • glicemia — analisam a concentração de glicose no sangue para diagnosticar diabetes;
  • exame de urina — para verificar o funcionamento dos rins;
  • monitoramento da pressão arterial — para diagnosticar  hipertensão;
  • exames ginecológicos — papanicolau, ultrassonografia transvaginal e mamografia, ajudam a detectar doenças infecciosas, miomas, cistos e tumores;
  • exame de próstata — para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

Acima dos 50 anos:

  • exame de TSH — para monitorar a tireoide diagnosticar hipotireoidismo e outras doenças autoimunes;
  • eletrocardiograma — indicam a presença de problemas cardíacos;
  • colonoscopia — para diagnosticar o câncer de cólon, o câncer no reto e outras irregularidades no intestino.

Geralmente, podem ser feitos a cada um ou dois anos. Caso já tenha alguma doença pré-estabelecida e diagnosticada, o recomendado é repetí-los de seis em seis meses ou conforme instruções do seu médico.

Gostou de saber mais sobre os exames de rotina? A medicina preventiva é a melhor forma de proteger sua saúde. Por isso, não abra mão desse cuidado! Para conferir outros conteúdos como este, continue navegando pelo blog da Doctor Prime.

Compartilhe: