A hipertensão pode gerar muitos problemas de saúde como derrames, infartos e insuficiência renal terminal, além de tornar as pessoas mais suscetíveis a alterações na visão e impotência sexual. Portanto, é essencial ficar atento aos sintomas de pressão alta.
Continue lendo o artigo para saber sobre hipertensão e quais os sinais que podem indicar que você tenha ou venha a desenvolver essa condição.
O que é hipertensão?
Essa doença surge por conta da força que o sangue precisa fazer contra as paredes arteriais para conseguir circular e manter as funções do corpo. Quando as artérias vão se afunilando, o coração passa a bombear intensamente para poder impulsionar e receber o sangue de volta. Com isso, a hipertensão dilata o coração, danificando essas artérias.
Sintomas de pressão alta
O estresse é um dos sintomas de pressão alta mais comuns e atinge grande parte da população por conta dos diversos desafios da rotina do dia a dia, trabalho, etc. É muito importante encontrar formas de controlá-lo, seja por meio de atividades físicas, relaxamento ou terapia.
Veja a seguir outros sintomas que podem indicar problemas de pressão:
Dores de cabeça
A dor de cabeça pode indicar diversas doenças, algumas mais leves e outras mais sérias como a pressão alta. Se dificilmente você apresenta esse sintoma, mas está com ele agora e alguns outros a seguir, visite um médico para verificar a sua saúde.
Tonturas
As tonturas acontecem pois a circulação rápida do sangue pode comprometer a distribuição de oxigênio no organismo. Com isso, a consciência e o equilíbrio são prejudicados.
Falta de ar
Um dos sintomas de pressão alta é a falta de ar e dor no peito, pois são consequências de diversos mecanismos de compensação de oxigênio no organismo.
Vista embaçada
A hipertensão pode comprometer a distribuição do sangue no sistema circulatório cerebral, onde os vasos são muito delicados. Portanto, a visão dupla ou embaçada acaba sendo recorrente.
Barulhos e zumbidos no ouvido
A pressão arterial muito alta também pode desencadear desconforto no ouvido, como barulhos e zumbidos.
Os sintomas apresentados acima podem ser consequência de outras doenças também. Por isso, caso você apresente os sinais, visite um médico e faça exames de rotina para ter um diagnóstico correto, tratar a condição e evitar perigos à saúde.
Para continuar aprendendo mais sobre saúde e como se prevenir, continue acompanhando as dicas do blog da Doctor Prime!