Como Identificar os Primeiros Sintomas de AVC

sintomas de avc

O acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame, é uma doença que atinge milhares de pessoas, deixando sequelas irreversíveis ,e em muitos casos, a morte do paciente. Veja neste artigo quais são os principais sintomas do AVC!

O que é um AVC?

O AVC (acidente vascular cerebral) é uma doença muito grave, por isso, a qualquer sinal, a pessoa deve ser levada imediatamente para um hospital para receber o diagnóstico e o tratamento adequado. Do contrário, o derrame pode deixar sequelas graves e até levar à morte.

Alguns fatores de risco que contribuem para a doença são:

Durante o AVC, o fluxo de sangue no cérebro é alterado devido a obstrução de vasos sanguíneos e a morte de células nervosas da região cerebral. Existem dois tipos: o AVC isquêmico e o hemorrágico. 

O que é acidente vascular isquêmico (infarto cerebral)?

Segundo o Ministério da Saúde, este tipo de acidente vascular é responsável por 80% dos casos de AVC. Isso porque o entupimento dos vasos cerebrais acontece devido a uma trombose, que é um acúmulo de placas na principal artéria cerebral. Pode ocorrer também por conta de embolia, em que um trombo ou placa de gordura viaja pela rede sanguínea até os vasos do cérebro. 

O que é acidente vascular hemorrágico?

Nos casos em que o paciente sofre um acidente vascular hemorrágico, os vasos sanguíneos se rompem no interior do cérebro, ou seja, há uma hemorragia intracerebral. O sangramento na região cerebral aumenta a pressão intracraniana e dificulta o transporte de sangue para outras áreas, em consequência, isso agrava a lesão. 

Quais são os sintomas de AVC?

Fique atento para os principais sintomas de AVC, sendo eles:

  • dor de cabeça extrema e repentina acompanhada de vômitos;
  • dormência no rosto, braços ou nas pernas, essa fraqueza afeta geralmente um dos lados do corpo;
  • muita dificuldade ou incapacidade de se movimentar;
  • perda da fala subitamente ou dificuldade para se comunicar;
  • perda de visão de um ou ambos os olhos;
  • tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação;
  • alterações na memória;
  • náuseas e vômitos;
  • confusão mental;
  • convulsões; 
  • entre outros.

Medidas de prevenção

Muitos casos de AVC podem ser prevenidos se a pessoa cuidar da saúde e evitar os fatores de risco citados anteriormente. Além disso, devido ao risco e a urgência necessária para atender um caso dessa doença, conte com socorro médico domiciliar como o da Doctor Prime. Único com disponibilidade 24 horas, 7 dias da semana e com UTI móvel. 

Para saber mais detalhes sobre como esse serviço funciona, entre em contato com a Doctor Prime e tire todas as suas dúvidas. 

Compartilhe

Sobre nós

Assine a nossa
Newsletter

Dicas e informações sobre saúde, bem-estar e serviços da Doctor Prime. Tome decisões informadas para uma vida mais saudável e fique atualizado sobre as tendências em saúde.