Artigos Relacionados

Categorias:

Quais as Causas e Como Tratar Dor de Cabeça?

Você sabia que a dor de cabeça é uma das principais queixas que levam uma pessoa a procurar o pronto socorro? As causas podem ser diversas, por isso, é importante identificar a origem do problema para saber como tratar dor de cabeça corretamente.

Quer conhecer quais são os principais enfermidades que causam a cefaleia? Acompanhe o artigo!

Quais as principais causas da dor de cabeça?

Como vimos, para entender como tratar dor de cabeça da maneira certa, primeiramente é preciso identificar a causa do problema.

Para isso, é necessário descobrir se trata de uma cefaleia primária (a própria doença em si) ou de uma secundária (sintoma de alguma enfermidade).

As cefaléias primárias mais comuns são:

  • tensional: causadas por tensão, estresse, sono inadequado e má postura. Costuma ser uma dor difusa por todo crânio;
  • enxaqueca: ocasionada devido a um desbalanceamento de neuromediadores, geralmente é associada ao histórico familiar. A dor costuma ocorrer de forma pulsante em um dos lados cabeça e pode acompanhar sintomas como náusea e fotofobia.

Já em casos suspeitos de cefaléias secundárias é fundamental uma investigação complementar por meio de exames. Esse sintoma pode estar presente em diversos quadros clínicos, como sinusite, gripe e encefalite, até a problemas graves de saúde, como meningite, tumores cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC) e lesões cranianas.

Por essa razão, é importante buscar um médico ou até mesmo um socorro domiciliar para identificar a corretamente causa da dor de cabeça.

Como tratar dor de cabeça?

Como vimos, para saber como tratar dor de cabeça, é indispensável descobrir a causa do problema. Afinal, o tratamento pode variar de acordo com a situação. Em caso de cefaléia primária, por exemplo, analgésicos podem resolver o problema.

Entretanto, lembre-se que a automedicação não é recomendada, pois o abuso dessas substância é uma das principais causas de cefaléia crônica.

Em casos primários, mudanças de hábitos também podem ajudar, como controlar o estresse e ansiedade, dormir bem e evitar elementos que funcionam como gatilho (como certos tipos de alimentos e bebidas). Atividade física, meditação e ausência de cigarro e bebidas alcoólicas sempre são bons métodos preventivos.

Já no caso de cefaléias secundárias, o tratamento varia de acordo com a causa do sintoma.

Gostou de descobrir como tratar dor de cabeça e as principais causas desse problema? Aproveite para conferir mais dicas de saúde no blog da Doctor Prime.

Compartilhe: