Artigos Relacionados

Categorias:

Conheça as Principais Doenças do Coração e Saiba Quando Buscar Ajuda Médica

Você sabe quais são as principais doenças do coração? É essencial saber como cuidar da saúde cardíaca e ficar atento aos sintomas, para poder identificar a enfermidade e tratá-la o mais rápido possível.

Neste artigo, a Doctor Prime reuniu algumas das doenças mais comuns e como você pode fazer para buscar ajuda. Confira!

Quais são as principais doenças do coração?

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, só em janeiro de 2021, já foram registradas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia cerca de 16.051 mortes.

As principais doenças do coração que contribuem para esse cenário são:

Infarto

O infarto agudo do miocárdio ocorre pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido ao entupimento da artéria coronária. Entre os sintomas da doença, estão a dor no peito, falta de ar, suor em excesso e mal-estar. 

Procure atendimento médico imediatamente ao menor sinal de que alguém esteja tendo um infarto, pois o risco de morte cresce 10% a cada minuto. 

Angina

A angina é uma doença que provoca fortes dores no peito, principalmente após esforços físicos, emoções intensas ou temperaturas baixas, pois são atividades que demandam um esforço maior do coração. 

Essa doença também serve como um indicador de outros problemas cardíacos piores, portanto busque o tratamento rapidamente. A angina pode ser uma consequência de:

  • arteriosclerose;
  • anemia; 
  • diabetes; 
  • colesterol alto; 
  • fatores genéticos;
  • sedentarismo. 

AVC (Acidente vascular cerebral)

O AVC é muito comum, sendo uma das principais doenças do coração. Ele ocorre quando a gordura presente nos vasos sanguíneos cerebrais geram o entupimento dos mesmos. Os sintomas são: tontura, dor de cabeça e paralisia de um braço, perna e face. 

Este é mais um dos casos que exige um atendimento imediato, pois ajuda a evitar sequelas ou até mesmo o óbito. Dependendo do tipo lesão, algumas pessoas têm os processos neurológicos e a fala comprometidos.

Hipertensão

A hipertensão arterial é uma doença que traz um grande risco para a saúde do coração. Ela é extremamente perigosa, pois pode destruir o organismo sem causar sintomas aparentes. 

Ela é relacionada à pressão sanguínea, que é a força exercida pelo sangue ao ser bombeado pelo coração contra as paredes das artérias. Para o bom funcionamento do organismo, a pressão precisa ser forte o suficiente para fazer a circulação sanguínea, porém não pode estar muito alta, para não prejudicar os vasos.

Para evitar essas doenças, mantenha uma rotina saudável tanto por meio da alimentação quanto dos exercícios físicos. Além disso, faça sempre o check up e os exames de rotina. 

Com a Doctor Prime você tem a sua disposição o acesso a atendimento de qualidade e também a socorro emergencial. Quer conhecer mais sobre como a Doctor Prime pode te ajudar? Entre em contato conosco! 

Compartilhe: