Artigos Relacionados

Categorias:

O que é Telemedicina e como funciona?

A medicina passou por inúmeros avanços nas últimas décadas. Esses avanços, muitas vezes, estão relacionados com a melhora na qualidade de exames, assim como na criação de novas técnicas de análise. 

Esses desenvolvimentos têm relação com as inovações tecnológicas, que contribuíram para a saúde e para a longevidade dos seres humanos, de modo geral. Não é atoa que, nos últimos anos, a expectativa de vida aumentou em várias partes ao redor do mundo.

Contudo, o que muita gente ainda pode não saber é que as novas tecnologias também contribuíram para o atendimento médico à população. Nesse sentido, estamos falando da telemedicina, um termo que vem ganhando cada vez mais espaço. Acredita-se que esse é um dos caminhos do futuro quando o assunto é saúde.

O que é Telemedicina?

Telemedicina é um termo amplo que abrange a prestação remota de serviços da área da saúde à população. Assim, faz-se uso das telecomunicações e de inovações tecnológicas para que essa prestação possa ser feita de modo efetivo.

Esse conceito, de maneira geral, contempla toda atuação da área médica que ocorre a distância, seja de assistência médica, consultas ou de educação continuada para profissionais. Além disso, essa prática traz uma série de benefícios tanto para médicos e demais trabalhadores da saúde quanto para os pacientes. 

A história da Telemedicina

Hoje em dia, é possível realizar uma grande parte das atuações da área médica a distância por meio da Internet. Todavia, é importante ter em mente que nem sempre foi assim.

Embora muitas pessoas possam pensar que a telemedicina surgiu apenas após a criação da Internet, na verdade, serviços médicos remotos já ocorriam anos antes de isso acontecer. A telemedicina é uma prática que começou no início do século XX. Contudo, a popularização ocorreu décadas mais tarde, nos anos 1990.

Porém, vale a pena ressaltar que a popularização da Internet e de aparelhos eletrônicos auxiliou na difusão da telemedicina em todo o planeta. Atualmente, muitos médicos e outros profissionais da área da saúde oferecem serviços nessa modalidade. E, por outro lado, muitos pacientes aproveitam as vantagens que esse tipo de atendimento traz.

Quais são as vantagens da telemedicina?

Para médicos e demais profissionais

  • Troca de informações entre médicos ou entre médicos e outros profissionais da saúde;
  • Com a facilidade de integração com outros possíveis, diagnósticos, análises e laudos podem ser feitos com maior precisão;
  • Possibilidade de atender de onde estiver, bastando conexão com os recursos tecnológicos necessários;
  • Contribui para a capacitação contínua de profissionais de saúde;
  • Ampliação da clientela, uma vez que é possível atender pacientes de diversos locais.

Para pacientes

  • Praticidade e comodidade no atendimento médico, pois o paciente, muitas vezes, precisa apenas manter a conexão durante a consulta; 
  • Pacientes com condições clínicas que diminuem ou impossibilitam a mobilidade conseguem se consultar com um leque maior de médicos;
  • Pacientes que moram em locais de difícil acesso ou com baixa oferta de serviços médicos podem se beneficiar da telemedicina. Ou seja, possibilita que a carência de médicos fora de centros urbanos seja suprida;

Dessa maneira, a telemedicina democratiza o acesso à saúde, ao passo que assegura a qualidade dos serviços médicos.

Além disso, tanto para pacientes quanto para médicos, a telemedicina pode representar uma redução de custos. Isso porque a telemedicina permite que o profissional de saúde tenha menos gastos, por não precisar, necessariamente, de uma estrutura física de consultório para prestar o atendimento. Isso pode refletir em consultas a um menor valor.

Como funciona?

O médico e/ou outros profissionais de saúde contam com o apoio de tecnologias para prestar o atendimento à população. Essas inovações, além de ajudarem a expandir a assistência médica aos brasileiros, também permitem outras ações, como, por exemplo:

  • A produção de laudos e atestados no formato digital;
  • Confirmação de resultados de exames previamente feitos;
  • Integração de conhecimentos entre profissionais de saúde, com a conexão de especialistas de diferentes locais para trocarem informações sobre o caso de certo paciente;
  • Auxílio remoto durante a realização de consultas, análises de exames e até mesmo de cirurgias;
  • Agilidade na prestação de serviços.

Deve-se mencionar que a telemedicina já está prevista na legislação. Ou seja, há normas e regulamentações para o exercício do médico que prestará os atendimentos. 

Com relação ao paciente, assegura-se que ele terá direito a um atendimento sigiloso e à proteção de seus dados, segundo a Lei de Proteção de Dados.

Conheça a Doctor Prime

A Doctor Prime oferece planos de saúde para você e sua família. São diversos planos que oferecem um grande número de serviços, a preços acessíveis. Com a Doctor Prime, você pode ter acesso à saúde ambulatorial e a cuidados médicos com qualidade. Os associados podem contar com uma Central de Atendimento Personalizado. Com a Doctor Prime, você tem a qualidade e comodidade que você merece! Consulte agora os nossos planos, assine o que melhor te atende e passe a ter acesso à nossa cobertura de saúde! Doctor Prime, revolucionando a saúde de brasileiros há mais de 10 anos.

Compartilhe: