Artigos Relacionados

Categorias:

Como Tratar a Ansiedade — 7 Dicas para Diminuir os Sintomas

A ansiedade é um transtorno que pode atrapalhar a rotina, já que gera sintomas como taquicardia, mal-estar, sensação de medo e insegurança. Por isso, quando as reações se intensificam, o mais indicado é buscar ajuda médica. Entretanto, há como tratar a ansiedade com algumas alternativas naturais. Descubra no artigo!

Afinal, como tratar a ansiedade?

Antes de mais nada, vale explicar que o tratamento para a ansiedade é feito com auxílio de medicamentos e terapia, conforme recomendado pelo médico especialista. Entretanto, há formas de controlar os sintomas em casa.
Veja só algumas atitudes e medidas que podem te ajudar a lidar com essa problema:

1. Medite

A meditação é uma das principais técnicas para controlar a ansiedade, pois ajuda a manter a mente no lugar. Inclusive, é um hábito indicado por muitos médicos. Atualmente, existem diversos aplicativos na internet que podem te ajudar com a prática, como o Medite-se e o ZenApp. Vale pesquisar!

2. Pratique atividades físicas

A prática de esportes também é um dos segredos de como tratar a ansiedade, pois estimula a produção de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

3. Durma bem

Quando dormimos mal, o organismo produz mais cortisol, hormônio relacionada ao estresse e ansiedade. Por isso, garantir uma boa noite de sono poderá te ajudar. Para te ajudar a pegar no sono, a dica é parar de usar o celular uma hora antes de dormir e não consumir cafeína após das 14h.

4. Desconecte-se

Tente deixar as redes sociais um pouco de lado e foque mais em você. Retirar as notificações pode te ajudar nessa tarefa. Esse gesto pode te ajudar a controlar a ansiedade.

Em vez de gastar seu tempo consumindo conteúdo sobre a vida de outras pessoas, faça coisas que gosta ou busque mais informações sobre assuntos do seu interesse, como ler um livro, assistir um filme, fazer um curso on-line, etc.

5. Controle a respiração

Se estiver com sintomas de ansiedade aflorados, o controle da respiração ajuda a aliviar mais rapidamente. Inspire por sete segundos e solte o ar em 14 segundos. Repita esse processo até sentir o corpo relaxar e o coração desacelerar.

6. Tome um chá

Diversos chás possuem substâncias que funcionam como sedativos suaves, como a melissa, a camomila e a erva cidreira. Vale recorrer a essas bebidas nos momentos que se sentir ansioso.

7. Foque no presente

Muitas vezes, nossos pensamentos são a causa da ansiedade. Quando se sentir ansioso, pense em que tempo você está. Presente, passado ou futuro? Tenta focar no presente e no que você pode mudar agora em vez de sofrer por coisas que já aconteceram ou que ainda podem vir a acontecer.

Gostou das dicas de como tratar a ansiedade? Se você gosta deste tipo de conteúdo, siga acompanhando o blog da Doctor Prime.

Compartilhe: