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Como preparar uma dieta saudável

Hoje, muitas pessoas já se conscientizaram sobre a necessidade de ter uma dieta saudável. Cada vez mais se fala sobre a importância de ter uma rotina alimentar que inclua frutas, verduras, legumes, proteínas e gorduras boas. Cada um desses grupos, juntamente com os carboidratos, devem estar no prato dos brasileiros de forma equilibrada.

Muitas pessoas começam a fazer dieta com o objetivo de emagrecer. Contudo, ter uma alimentação saudável vai além disso. Ter uma dieta saudável auxilia no combate a doenças, e possibilita envelhecer com saúde.

Embora essa ideia já seja conhecida, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como colocar isso em prática. Assim, no artigo de hoje, você confere as nossas dicas para que você consiga preparar uma dieta saudável. 

Como preparar uma dieta saudável?

Beba o volume certo de água todos os dias

Em primeiro lugar, você deve se lembrar de beber água diariamente. A quantidade de água exata varia de pessoa para pessoa. Todavia, de modo geral, especialistas recomendam fazer o seguinte cálculo: multiplique o seu peso por 35 ml de água. Então, converta em litros e o resultado será a quantia que você precisa beber no dia. 

Invista em proteínas com pouca gordura na sua dieta

Proteínas com pouca gordura auxiliam na saciedade, na defesa do organismo, na reposição de energias, no equilíbrio de hormônios, na manutenção de cabelos e peles saudáveis, dentre outros.

Assim, há várias alternativas que você pode incluir na sua dieta saudável, tanto para quem come carne como para quem tem uma dieta sem carne:

  • Peito de frango;
  • Carne de patinho;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Tofu;
  • Grão de bico;
  • Leite;
  • Queijo;
  • Lentilha;
  • Peixes brancos.

As proteínas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Portanto, equilibre as proteínas corretamente para aproveitar os benefícios.

Não deixe as frutas de lado

As frutas ajudam a controlar a fome ao longo do dia por serem ricas em água e fibras. Além disso, as frutas podem ter vitaminas importantes para o nosso corpo e controlam a vontade de comer doces por já terem o açúcar natural da fruta. A recomendação é comer de 2 a 3 frutas diariamente. Portanto, não deixe esses alimentos de lado. 

Vibrant collection of healthy fruit and vegetables generated by artificial intelligence

Coma verduras e legumes para ter dieta saudável

Por serem ricos em fibras, os legumes e as verduras são grupos alimentares indispensáveis. Eles devem fazer parte do almoço e do jantar. Com poucas calorias, eles favorecem a redução de peso corporal, por isso, sempre aparecem em dieta para quem quer emagrecer.

Ainda, outro benefício das fibras é a ajuda para melhorar o funcionamento do intestino.

Insira gorduras boas na sua dieta

As gorduras boas trazem muitas vantagens para a saúde. Uma delas é a redução da fome, por aumentarem a saciedade nas refeições, contribuindo para o emagrecimento. As gorduras boas podem ser encontradas em certos alimentos como, por exemplo:

  • Abacate;
  • Coco;
  • Semente de gergelim;
  • Castanha do Pará;
  • Azeite;
  • Amendoim;
  • Nozes;
  • Amêndoas.

A importância dos exercícios físicos

Além de ter uma dieta saudável, incorporar na sua rotina a prática de exercícios físicos é fundamental para garantir a sua saúde. Exercícios físicos mantém o corpo em movimento e podem ajudar na perda de gordura ou no ganho de massa magra. Além disso, os exercícios possibilitam também o fortalecimento da musculatura. 

Com relação à alimentação, a prática de exercícios físicos pode ajudar a liberar hormônios que reduzem os níveis de ansiedade. Isso, por sua vez, pode contribuir para a redução do desejo de comer alimentos que não são saudáveis. 

A recomendação é que a prática de exercícios físicos ocorra de 3 a 5 vezes na semana. Há muitas atividades que você pode fazer. De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, algumas opções são:

  • Musculação;
  • Ginástica;
  • Pilates;
  • Caminhadas;
  • Corridas;
  • Esportes gerais, como futebol, vôlei, natação, dentre outros;
  • Hidroginástica;
  • Pedalar;
  • Dançar.

Ainda, vale a pena lembrar que as atividades físicas são mais ou menos aconselháveis de acordo com certos aspectos, como a idade e limitações físicas. É importante que você escolha uma prática que você goste, para ajudar na motivação de começar e continuar a realizar as atividades.

A consulta com o nutricionista para ter uma dieta saudável

Caso você queira adotar um estilo de vida mais saudável, é importante agendar uma consulta com um nutricionista. Isso porque esse profissional será responsável por avaliar as suas necessidades específicas, e conseguirá montar um plano alimentar que seja adequado aos seus objetivos.

Por exemplo, se você quer passar a ter uma dieta saudável para emagrecer, o nutricionista escolherá os alimentos certos para que você consiga alcançar essa meta. Ter uma dieta saudável é bom para a saúde e pode ser gostoso.

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