Artigos Relacionados

Categorias:

Check-ups Regulares que Você Não Deve Ignorar

Com certeza você já fez um check-up na vida. Manter uma rotina de exames médicos é essencial para prevenir doenças e garantir uma caminhada longa e saudável. Com a ajuda dos profissionais da saúde e de todas as tecnologias para localizar doenças, muitas condições de saúde, quando detectadas precocemente, têm um prognóstico muito mais favorável. Por esse motivo, é necessário sempre estar atento a todas as especialidades necessárias para visitar anualmente. Com este artigo saberemos mais acerca dos exames regulares importantes que você não deve ignorar, contribuindo para uma estratégia proativa de cuidados com a saúde.

Exames de Sangue Anuais

Ao passar por um médico em busca de investigar qualquer tipo de doença, na maioria das vezes são pedidos exames de sangue. Isso ocorre pois eles são cruciais para avaliar a saúde geral. Assim, consegue-se detectar grande parte das possíveis enfermidades do corpo. Percebe-se desde desequilíbrios nutricionais até doenças graves como a diabetes e problemas renais. Logo, existem muitos tipos de exames de sangue, mas dentre os mais comuns estão o hemograma completo, perfil lipídico, glicemia de jejum, entre outros.

Medição da Pressão Arterial

A hipertensão é um grande fator de risco para várias doenças cardiovasculares, O grande perigo é que muitas vezes é assintomática, podendo trazer muitos problemas quando descoberta de surpresa. Para evitar sustos desse tipo, indica-se medir a pressão arterial regularmente. Dessa maneira poderá detectar alterações precocemente e iniciar o tratamento necessário o mais rápido possível para evitar complicações. Um dos primeiros passos é visitar um cardiologista para acompanhar a nova condição.

Exames de Colesterol

O colesterol alto, assim como a hipertensão, é outro fator de risco significativo para doenças cardíacas. Vale conversar com seu médico para solicitar um exame de sangue a fim de verificar seus níveis de colesterol. Ademais, esse procedimento  deve se tornar parte de sua rotina de saúde. Entretanto,  quem tem histórico familiar de doenças cardíacas deve tomar ainda mais cuidado, tornando esses exames algo periódico.

Testes de Visão

É verdade que muitas pessoas não dão muita importância para os exames de visão. Na realidade, grande parte só busca ajuda quando já está com problemas para enxergar. Ir ao médico com frequência auxilia na descoberta de doenças em estágio inicial, podendo encontrar maneiras de reverter ou estacionar a situação. 

Contudo, vale lembrar que os exames de visão não só podem detectar problemas oculares, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, mas também podem revelar sinais de condições de saúde mais graves, como diabetes e hipertensão. Por esse motivo, recomenda-se fazer um teste de visão pelo menos a cada dois anos.

Exames Dentários

Os dentistas também devem estar na lista de médicos para visitar periodicamente. Buscá-los em momentos de emergência é essencial. Contudo não devemos esquecer que limpezas e check-ups podem prevenir doenças periodontais e cáries. Além disso, há possibilidade de detectar sinais precoces de câncer oral. Dessa maneira, você deve visitar seu dentista a cada seis meses.

Detecção de Câncer

Dentre os exames menos queridos da lista estão aqueles capazes de encontrar sinais de câncer. Muitas vezes são evitados por serem um pouco desconfortáveis. Contudo, fazê-los pode salvar sua vida. Devemos lembrar que encontrando esta doença ainda em estágio inicial, as chances de cura são maiores. Veja alguns tipos:

  • Mamografia: Mulheres acima de 40 anos devem realizar mamografias anuais para detecção precoce de câncer de mama.
  • Papanicolau: Recomendado para mulheres a partir dos 21 anos, esse exame detecta alterações pré-cancerosas e cancerígenas no colo do útero.
  • Colonoscopia: Indicado a partir dos 50 anos, ou antes para aqueles com histórico familiar, este exame pode detectar câncer colorretal precocemente.

Avaliação Dermatológica

Outro profissional que muitas vezes é deixado de lado nas visitas anuais é o dermatologista. Porém, visitá-lo é de extrema importância para a saúde da sua pele. O check-up dermatológico é essencial para a detecção precoce de câncer de pele. Dessa maneira, recomenda-se uma avaliação anual, especialmente para pessoas com muitas pintas, que passam muitas horas no sol ou têm histórico familiar de câncer de pele.

Exames de Osteoporose

Quando falamos de pessoas mais perto da terceira idade, logo lembramos das doenças de ossos. A verdade é que é possível prevenir esse problema ou conviver com ele de uma maneira mais leve. Entretanto, buscar o auxílio de um ortopedista ou reumatologista é uma boa saída para acompanhar a saúde dos ossos. Logo, os exames devem ser realizados principalmente por mulheres após a menopausa e homens acima de 70 anos, a densitometria óssea é recomendada para detectar osteoporose e reduzir o risco de fraturas.

Conclusão

Por fim, a prevenção é a chave para uma vida saudável e feliz. Incorporar esses check-ups regulares em sua rotina de cuidados de saúde pode ajudá-lo a detectar e tratar problemas de saúde antes que se tornem graves. Lembre-se de que as recomendações para a frequência dos exames podem variar de acordo com sua idade, histórico familiar e riscos específicos de saúde. Portanto, é importante consultar seu médico para um plano de check-up personalizado.

Conheça a Doctor Prime

A Doctor Prime possui diversos planos para você e sua família com qualidade e preços acessíveis. Nossa equipe conta com médicos qualificados e um ótimo acesso à saúde ambulatorial. Com a Central de Atendimento Personalizado, você terá todo o cuidado!

Adquira agora um dos nossos planos para ter acesso a comodidade e qualidade de saúde que você merece! Tenha acesso a toda cobertura que a Doctor Prime oferece para você! Há mais de 10 anos revolucionando a saúde dos brasileiros!

Compartilhe: